quarta-feira, 25 de junho de 2008

Bem guardada



A arquitetura da Pauluskirche, em Zurique, Suíça, é uma porcaria, como infelizmente foi quase toda a produção arquitetônica do Modernismo (inclusive, e especialmente, a arquitetura sacra). Projetada pelo arquiteto Martin Risch, concluída e dedicada em 1934, a igreja prima pela "limpeza" de traços: exceto pelos arcos do frontispício, ela é despida de quaisquer adornos estruturalmente desnecessários (na época, isso era considerado uma qualidade).

Para mim, o prédio só tem uma qualidade: os quatro reformadores que guardam sua entrada. Identifiquei Calvino, Bucer e Zwinglio. Não imagino quem seja o quarto (duvido que, aqui, seja Knox, como o é no Muro de Genebra).

A comunidade que congrega nele, por outro lado, merece elogios. Ao contrário do que se diz, de maneira generalizante, do protestantismo europeu, esta paróquia está viva e bem. Conta com um coro de nível profissional e um órgão respeitável (não consegui dados numéricos no site da igreja, mas a culpa certamente é do meu péssimo alemão).

Mas o que mais me surpreendeu, positivamente, foi o tamanho da turma que recebeu a Confirmação (Profissão de Fé) neste ano: dezoito adolescentes!

Então, me alegra dizer aos fatalistas de plantão, que há lugares, sim, em que o protestantismo europeu está vivo e bem!


Site da igreja: http://www.kirchepaulus.ch/

Fotos: Wikimedia Commons

Nenhum comentário: