domingo, 6 de junho de 2010

Liturgia Evangélica 5: O Prelúdio



Por Michael "iMonk" Spencer

The Evangelical liturgy 5: The Prelude originalmente publicado em InternetMonk, em 23 de agosto de 2009. Traduzido com permissão.

Na maioria dos cultos evangélicos e protestantes há alguma forma de transição entre o momento de não-culto e o momento de culto. Embora este seja um dos elementos menos essenciais do culto, esse "prelúdio" serve a um número de funções úteis.

Os protestantes têm um histórico desigual quanto a tratar o espaço e o tempo do culto como um momento de resposta focada de oração a Deus. O lado mais católico do corredor tende a respeitar e honrar a prática de silêncio reverente, enquanto os evangélicos, com freqüência, não apenas a desprezam, como às vezes até mesmo se opõem a ela, ao encorajar os presentes a se socializarem e conversarem uns com os outros.


Nunca me esquecerei da reação de um amigo anglicano, mais de 30 anos atrás, ao comportamento da nossa igreja batista num domingo à noite. Ele estava horrorizado com o que ele interpretou como uma completa falta de respeito à idéia de culto. Eu estranhei; como qualquer pessoa poderia deixar de ver a importância da "comunhão" entre cristãos antes do início do culto?

O prelúdio é o sinal para uma começar uma atitude mais focada para o culto. A congregação deveria ser instruída para considerar o prelúdio como o primeiro movimento do culto, e assim mudar seu comportamento e seu estado mental.

O prelúdio, quando bem feito, deveria ser uma deixa para o povo reconhecer e começar a responder à presença de Deus e aos propósitos do Culto Público comunitário.

Há várias opções para o prelúdio, que são comuns às várias correntes do evangelicalismo. O prelúdio pode ser uma peça instrumental, ou a execução de uma música gravada. Muitas igrejas evangélicas incorporaram vários tipos de clipes de vídeo ao prelúdio.

Para igrejas com espaço e instrumentação limitados, isso pode se resumir a uma simples meditação ao piano ou violão.

Alguns prelúdios podem ser planejados para preparar as emoções dos presentes conforme a tônica desejada para esse culto em particular, especialmente para um clima de adoração.

Nesta noite eu assisti ao culto de uma igreja contemporânea, seeker-oriented. O sermão era de uma série sobre a música Losing my religion, do REM, e o prelúdio foi uma banda tocando If I ever lose my faith in you, do Sting. A isto seguiram-se as boas vindas, que orientaram os não-cristãos presentes ao tema do culto e passou-se aos cânticos de louvor mais tradicionais.

O prelúdio não é a Chamada à Adoração, mas eles podem facilmente trabalhar juntos.

Pode-se, porém, haver alguns problemas com a possibilidade do prelúdio se tornar uma apresentação musical separada, com pouca referência ao culto propriamente dito.

_____________________

Nota do Tradutor:

Seeker-oriented é uma metodologia de trabalho eclesiástico voltado a alcançar um público não-cristão, mas aberto e que busca alguma forma de espiritualidade. Tem se tornado popular tanto em igrejas protestantes históricas como (principalmente) nas igrejas evangélicas não-denominacionais.

Nenhum comentário: