segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Liturgia Evangélica 9: O Canto

Por Michael "iMonk" Spencer

The Evangelical Liturgy 9: Singing originalmente publicado em InternetMonk, 8 de setembro de 2009. Traduzido com permissão.

Para quem está chegando agora, leiam a Introdução desta série, então cliquem aqui em Série: Liturgia Evangélica para ler os demais artigos. Resumindo, eu estou caminhando por todas as partes do culto protestante tradicional e discutindo o mérito de recuperarmos nossa própria tradição litúrgica.

O canto. Ah, sim... Cantar. Eu adoro cantar. Eu aprendi a cantar antes de me tornar cristão, primeiro na escola, e depois na igreja. Eu tenho saudade de cantar, mais do que eu consigo expressar. Nossos alunos não cantam. A maioria dos adultos com quem eu trabalho não cantam muito. Eu adorava os corais e os hymn-sings de quando era um jovem cristão. É uma das piores coisas de se estar no deserto do evangelicalismo. Nada para mim é mais maravilhoso do que cantar na igreja.


[Hymn-sings, reuniões tradicionais no interior dos EUA para o canto de hinos da tradição da Sacred Harp, uma escola poético-musical autóctone do protestantismo americano, N. do T.]

O canto congregacional. Um dos grandes legados do evangelicalismo, graças a Isaac Watts, os Wesleys e alguma boa música no meio da não-tão-boa enxurrada de música do avivalismo, do movimento de Jesus, da música cristã contemporânea etc.

Não alguém ou um grupo cantando para a platéia congregação, mas canto congregacional. Adoração por meio do canto. Proclamação por meio do canto.

Primeiro, deixe-me ser claro. O canto é mencionado nas instruções de Paulo sobre o culto de uma forma descritiva e de uma forma prescritiva, então ele é parte do culto. Segundo, isso não significa que, com base nisso, nós podemos fazer qualquer coisa que quisermos só porque está na Bíblia.

A música tem dominado a maior parte do culto evangélico atualmente, e eu, pelo menos, estou disposto a ter muito menos dela, na maioria das vezes. Há uma séria necessidade de regulamentação e moderação da música, em um contexto onde muitas "igrejas" estão se tornando mais lugares de entretenimento do que de qualquer concepção de culto já vista anteriormente.

Estou cansado de ficar de pé por longos períodos de tempo. Estou ficando velho e minhas costas doem. Muitas pessoas são mais velhas, ou têm problemas nos joelhos ou outros problemas. Não estamos nas Olimpíadas.

Estou cansado de cantar vastos números de músicas novas, algumas das quais são muito altas e muito difíceis de cantar (eu sei que muitas músicas antigas são difíceis de cantar e que vocês estão cansados delas também. Amém. Argumento anotado. Não vamos ter essa discussão aqui).

Eu estou, de certa forma, cansado dessa avalanche de música produzida em escala industrial, forçada minha goela abaixo por uma dúzia de motivos fracos. A forma com que o cânone da Igreja de músicas cantáveis e cheias de significado teológico tem sido detonado em favor de qualquer coisa que crie aquilo que as igrejas voltadas para o crescimento pedem, é de pasmar. Nós temos sido brutais neste processo, e vamos nos arrepender a longo prazo.

Também estou pasmo com a súbita conclusão de que as pessoas não podem ser ensinadas a cantar, mas precisam de um equipamento de som de ponta bombando nas orelhas delas para que possam "sentir" a música.

Quando eu era um jovem cristão no oeste do Kentucky, eu pensava que a Igreja de Cristo era louca por promover o canto congregacional sem acompanhamento instrumental. Pois é, cuspi para cima.

Os luteranos têm uma abordagem sólida e razoável para o canto congregacional. Leiam o que o P. William Cwirla disse, em uma recente discussão dos Liturgical Gangstas sobre o hinário:


Tradicionalmente, o hinário luterano é o "terceiro livro" de piedade e devoção luterana, junto com as Sagradas Escrituras e o Livro de Concórdia (as confissões luteranas). O hinário coloca em prática o que se crê, ensina e confessa nas Sagradas Escrituras. É o culto que corresponde a nossa doutrina, o lex orandi do nosso lex credendi, embora não na mesma extensão que o Livro de Oração Comum da Igreja Anglicana.


Nas igrejas luteranas, os hinários têm status quase-oficial, e são aprovados para o uso das nossas congregações. Você pode ver essa prática em uso já nas ordenações da Igreja Luterana no século XVII, que diziam com considerável nível de detalhamento quais hinos e materiais litúrgicos deveriam ser usados nas igrejas nacionais. ...Eu preciso notar, para não cometer propaganda enganosa, que o conceito de um hinário normativo parece estar caindo de moda em muitas congregações luteranas. O entendimento luterano de "adiáfora" (isto é, aquelas coisas nem ordenadas nem proibidas nas Escrituras) dá margem a liberdade em matéria de culto. A influência do evangelicalismo americano no culto luterano tem sido também considerável, introduzindo elementos do culto do avivalismo que não são naturais ao luteranismo. Rara é a congregação luterana, hoje, que não oferece algum tipo de "culto contemporâneo", dissociado do hinário. Essa é a contínua luta e tensão na versão luterana das "guerras do culto". Até que ponto estamos dispostos a dispensar a unidade externa no culto, para o bem do que julgamos ser relevante, contextual ou significativo para os sem-igreja? O debate continua.


Na geração dos meus avós, todo mundo tinha sua própria cópia do hinário, a qual eles levavam para a igreja com tanta gravidade quanto os batistas carregam suas bíblias. O hinário residia no lar. Na geração dos meus pais, o hinário se mudou para a estante de livros do banco da igreja. O hinário de amanhã provavelmente residirá em um disco de computador, se é que existirá. Que efeitos isso terá sobre a piedade e prática luterana isso ainda se verá.

Essa é a abordagem "canônica" do canto congregacional, com uma relativa flexibilidade para as igrejas exercerem criatividade. É o jeito certo de olhar para isto. Conservem a tradição, mas sejam razoavelmente abertos. Não pulem em nada de cabeça.

As igrejas podem ensinar seus membros a cantar, investindo um pouco de tempo com a congregação, e um tempo mais concentrado com suas crianças. Há momentos e lugares em que corais são apropriados no culto, mas o maior retorno é a habilidade de cantar, apreciar e ler música.

O canto congregacional é nada menos que pregação congregacional, e proclamação. A sua importância é dessa magnitude, e ele deve ser visto assim. O que é cantado tem uma influência enorme sobre os que cantam.

Cantar é uma atividade que envolve a mente, o coração e o corpo. Sua contribuição para o culto é permitir o participante que eleve sua voz em louvor e proclamação com com outros cristãos e com a tradição cristã mais ampla, de outros tempos e culturas.

Uma congregação que canta é um grande testemunho, muito maior do que uma banda que detona. A banda é algo bom, enquanto expressão de criatividade e mesmo de liderança, mas os Wesleys, os luteranos e os avivalistas todos sabiam que uma congregação que canta é uma congregação aberta para o Espírito, e envolvida com o louvor a Deus. Hoje, cada vez menos igrejas conseguem achar os instrumentistas e cantores necessários para executar música contemporânea. Chegamos a um ponto em que apenas algumas igrejas conseguem produzir o que se vende por aí como sendo "culto", ou seja, música feita por bandas e cantores, com a congregação talvez se juntando, mas sendo ouvida apenas secundariamente.

Novas músicas deveriam ser compiladas e mantidas, com verdadeiro discernimento. A popularidade momentânea não deveria pesar muito nesse processo. Uma vez por ano, presbíteros sábios deveriam reexaminar o que tem sido cantado e como a música tem influenciado a vida global, a formação e a liturgia da igreja.

Muitos de nós se encontrarão em igrejas que cantam mal. Cante mesmo assim. Se você tem voz, cante. Cante! Se um violão melhora a cantoria, então use. Se a bateria ajuda, use. Torne o alvo cantar com as melhores músicas, as canções mais espiritualmente influentes, e cantar com toda a habilidade que a congregação possa ser ensinada a usar.

Nenhum comentário: