sábado, 2 de junho de 2012

Simpósio Arte & Júbilo, primeiro dia.

Estamos participando, nestes dias 01 e 02, do Simpósio Arte & Júbilo, promovido pela Comissão de Hinologia, Hinódia e Música (CHHM) da Igreja Presbiteriana do Brasil. O evento acontece nas dependências da Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara, em Campinas/SP.


O evento foi aberto com um Culto no estilo tradicional presbiteriano, seguindo o esquema pentapartite baseado em Isaías 6 (Adoração, Contrição, Louvor e Ação de Graças, Edificação e Dedicação). Não tivemos informação, mas o culto provavelmente foi transmitido pela internet.

A Ordem de Culto foi a seguinte:

Prelúdio

Glória ao teu nome, pelo Coral adulto de sinos da IPJG.

Adoração

Leitura Bíblica: Salmo 8
Hino: NC 16 - Louvai a Deus
Oração

Contrição

Leitura Bíblica: Daniel 9.1-19
Solo: Pai Nosso (Mallotte)
Oração Silenciosa
Oração de Confissão e Súplica
Hino: HCC 38 - Ó Deus, eterno ajudador

Louvor e Ação de Graças

Leitura Bíblica: Salmo 145.1-3, 8-13, 21
Cânticos: Grande é o Senhor, Te louvarei
Oração de Ação de Graças e Louvor

Edificação

Sermão: O Culto ao Senhor
Hino: NC 230 - Ó vinde, fiéis

Oração Final
Bênção
Poslúdio: Que firme alicerce, pelo Coral jovem de sinos da IPJG

Saudação e avisos

O Sermão

Foi pregador o Rev. Donald Bueno Monteiro, Secretário da CHHM e Professor de Teologia do Culto e Liturgia do Seminário Presbiteriano do Sul. De fato, tratou-se de palestra, não de sermão.

Seu tema foi O Culto ao Senhor: refletindo sobre o Culto cristão. Procurou conceituar o culto cristão: uma reunião do povo de Deus, composta de comportamentos externos, tais como palavras, gestos e ações, que refletem disposições do coração tendentes a uma homenagem a Deus por sua ação salvífica em Cristo Jesus, resultando em uma oferta de nós mesmos a Deus.

Sua palestra foi o esmiuçar desse conceito.

Culto é reunião do povo de Deus. Sendo reunião, é um ato coletivo, não individual. Não de pessoas aleatórias, mas de membros do Corpo Místico do Senhor Jesus Cristo. Isso torna o ato de culto diferente, por exemplo, do anonimato dos torcedores em um estádio, que em um momento vibram juntos com o gol, mas terminado o jogo, não mais se vêem ou se conhecem.

Preferiu-se, no conceito, empregar a palavra "reunião", que tem um tom mais neutro, a outras palavras possíveis, como "celebração". Isto porque as disposições dos adoradores nem sempre são celebrativas, alegres, festivas. Há uma variedade de sentimentos que se experimenta no culto.

O culto é composto de atos externos, palavras, gestos e ações. O autor contraria a interpretação tradicional puritana de Jo. 4.24, de que o culto em espírito e em verdade o seja no sentido platônico, a saber, um culto destituído de uma dimensão física. Deus é espírito, mas o homem não tem como abstrair sua condição física. Empobreceria sobremaneira o culto eliminar dele seus gestos, símbolos, ações rituais. Assim como é impossível cultuar sem palavras.

O culto reflete as dimensões do coração do adorador. E nisto, é resposta à ação de Deus. É gesto do que vai no coração do homem. Cita o NC 03: "Eterno Pai, teu povo congregado/Humilde entoa o teu louvor aqui". Questiona: o comportamento externo reflete a disposição do coração? Ou é mero cumprimento de tabela?

O culto é homenagem a Deus. Diferencia adoração e louvor.Adoração é a contemplação do que Deus é. Louvor é a contemplação das obras de Deus. Como diz o Sl. 150.2: "Louvai-o pelos seus poderosos feitos."

Deus não precisa do nosso louvor. Se tirarmos os olhos dele, ele não perde nada, nem diminuem a sua glória ou o seu poder. O prejuízo é só nosso. Nós é que somos dependentes.

Ademais, o culto cristão é homenagem a Deus por sua obra em Cristo Jesus. O cristianismo é uma religião revelada. O clímax da revelação de Deus reside na pessoa e na obra de Jesus Cristo. Quando o pregador abre a Bíblia, a lê e expõe, cria pntes entre a realidade bíblica e a nossa própria. Respondemos, no culto, ao conforo ou às advertências que Deus nos faz em louvor, orações, ação de graças, confissão.

O culto é oferta de nós mesmos a Deus. E isso não depende de um balbuciar emocionado, afetado, pode e deve vir da simplicidade sincera do coração. O culto deve ser experiência transformadora. Deus transforma seus filhos. Gradativamente. Normalmente é um processo lento que segue por toda a vida, embora exista ocasiões de transformação brusca também.

No geral, um entendimento correto do culto nos ajuda a participar melhor dele. Um entendimento correto do culto também nos ajuda a dirigir melhor o culto. Se os envolvidos nesa direção souberem o que estão fazendo, poderão melhor conduzir e edificar o povo de Deus.

Impressões

É sempre vantajoso ter em vista os fundamentos da nossa teoria e prática de culto. Iniciativas como esta são extremamente necessárias, tanto para a correta orientação litúrgica das igrejas da IPB, como também para uma influência benéfica do presbiterianismo sobre outras tradições, promovendo uma troca, no lugar da costumeira importação de usos de outras tradições. Entre os participantes estão presbiterianos, luteranos e representantes da Igreja de Cristo e da Igreja do Avivamento Bíblico.

Como se nota do cartaz, haverá oficinas de canto coral, piano e órgão e conjuntos instrumentais. Se a participação do organista no culto desta noite for qualquer indicador, teremos um belo dia amanhã na oficina de órgão, da qual participaremos.

Amanhã postaremos nossas impressões do segundo dia! Fiquem ligados!

Nenhum comentário: